MOVIOLA: bandas sonoras em português

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Rex Doyle

É sempre com agrado que se recebe a notícia do envolvimento de Patrick Doyle em mais um projecto, mas quando se adivinha a dimensão épica de The Last Legion mais ansioso se fica dada a apetência de Doyle para escrever para grandes orquestras.
Quanto ao filme, dirigido por Doug Lefler, conta a história de Romulus Augustus, o último Imperador Romano. No elenco teremos Colin Firth, Ben Kingsley, Aishwarya Rai, Rupert Friend, Alexander Siddig e Thomas Sangster.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

2005 Enlistado

A International Film Music Critics Association, formada por reviewers e jornalistas de música para cinema, já escolheu os seus nomeados para melhores de 2005. Os vencedores serão anunciados a 3 de Março.

Lista completa de nomeados:

Melhor Banda Sonora
Harry Potter and the Goblet of Fire/Harry Potter e o Cálice de Fogo (Patrick Doyle)
King Kong (James Newton Howard)
Memoirs of a Geisha/Memórias de uma Gueixa (John Williams)
The New World (James Horner)
Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith/Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (John Williams)

BEST ORIGINAL ACTION/ADVENTURE MOTION PICTURE SCORE
Batman Begins/Batman - O início (Hans Zimmer/James Newton Howard)
Hostage/Reféns (Alexandre Desplat)
King Kong (James Newton Howard)
Kingdom of Heaven/Reino do Céu (Harry Gregson-Williams)
Sahara (Clint Mansell)

BEST ORIGINAL COMEDY MOTION PICTURE SCORE
The Corpse Bride/A Noiva Cadáver (Danny Elfman)
Mr. and Mrs. Smith (John Powell)
Racing Stripes (Mark Isham)
Robots (John Powell)
Wallace and Gromit: The Curse of the Were-Rabbit/Wallace e Gromit: A Maldição do Coelhomem (Julian Nott)

BEST ORIGINAL DRAMA MOTION PICTURE SCORE
Fateless (Ennio Morricone)
Memoirs of a Geisha/Memórias de uma Gueixa (John Williams)
Munich/Munique (John Williams)
The New World (James Horner)
Pride and Prejudice (Dario Marianelli)

BEST ORIGINAL HORROR/THRILLER MOTION PICTURE SCORE
Constantine (Brian Tyler/Klaus Badelt)
A History of Violence (Howard Shore)
House of Wax/A Casa de Cera (John Ottman)
The Ring Two/The Ring 2 - O Aviso (Hans Zimmer)
The Skeleton Key/A Chave (Edward Shearmur)

BEST ORIGINAL SCI-FI/FANTASY MOTION PICTURE SCORE
The Brothers Grimm/Os Irmãos Grimm (Dario Marianelli)
Charlie and the Chocolate Factory/Charlie e a Fábrica de Chocolate (Danny Elfman)
Harry Potter and the Goblet of Fire/Harry Potter e o Cálice de Fogo (Patrick Doyle)
Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith/Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (John Williams)
War of the Worlds/Guerra dos Mundos (John Williams)

BEST ORIGINAL TELEVISION MUSIC
Battlestar Galactica (Bear McCreary)
Into the West (Geoff Zanelli)
Lost/Perdidos (Michael Giacchino)
Stargate: Atlantis (Joel Goldsmith)
Warm Springs (Bruce Broughton)

BEST NEW CD RELEASE OF A PREVIOUSLY EXISTING MOTION PICTURE SCORE
F.I.S.T. / Slow Dancing in the Big City (Bill Conti/Varèse Sarabande)
The Guns of Navarone (Dimitri Tiomkin/Tadlow)
The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring – The Complete Recordings (Howard Shore/Reprise)
Loch Ness (Trevor Jones/Perseverance)
Silverado (Bruce Broughton/Intrada)

SOUNDTRACK RECORD LABEL OF THE YEAR
• Film Score Monthly
• Intrada
• La-La Land
• Sony BMG Masterworks
• Varèse Sarabande

FILM COMPOSER OF THE YEAR
• Alexandre Desplat
• Patrick Doyle
• Harry Gregson-Williams
• Dario Marianelli
• John Williams

domingo, fevereiro 26, 2006

Alexandre e o César

Alexandre Desplat contribuiu, ao ser premiado na categoria de melhor banda sonora, para que De battre mon coeur s'est arrêté/De Tanto Bater o Meu Coração Parou levasse para casa 8 dos 10 Césares para os quais o filme se encontrava nomeado.
Bateu assim a concorrência formada por: Armand Amar (Va, vis et deviens), Philippe Rombi (Joyeux Noël) e Émilie Simon (La marche de l'empereur).

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Compor Da Vinci

Já toda a gente parece ter lido o livro, e agora parece que toda a gente vai participar na banda sonora de The Da Vinci Code/O Código Da Vinci. Perdoe-me o exagero mas para além de Hans Zimmer e dos seus colaboradores actuais que vêm da Media Ventures (oficial, só James Michael Dooley) surge agora o nome de Richard Harvey. O filme tem estreia prevista para 19 de Maio, e a banda sonora com sessões de gravação marcadas para o Air Lyndhurst Hall em Londres, vai ser editada pela Decca Records.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Major Dundee Now

A Intrada Records tem pronto novo título para a sua Signature Edition. A escolha para o sétimo título desta colecção recaiu no trabalho encomendado pela Columbia para acompanhar a restauração que foi feita ao clássico Major Dundee. A nova versão de Christopher Caliendo visa substituir a composição original de Daniele Amfitheatrof que parece não ter entusiasmado o Estúdio.

Brandos costumes

A britânica Silva Screen Records acaba de anunciar para 20 de Março edição de nova compilação, desta vez preenchida exclusivamente por música para filmes com o lendário actor Marlon Brando. No duplo CD, que contará com a actuação da Orquestra Filarmónica da Cidade de Praga, podemos contar com música de, entre outros, filmes como On the Waterfront/Há Lodo no Cais (Leonard Bernstein), A Streetcar Named Desire/Um Eléctrico chamado Desejo (Alex North) ou The Godfather/O Padrinho (Nino Rota).

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Isham galardoado

Mark Isham, reputado trumpetista e compositor, vai ser galardoado a 11 de Abril com o Henry Mancini Award for Lifetime Achievement, atribuido pela ASCAP (American Society of Composers, Authors and Publishers).

Isham, que surpreende pela sua versatilidade, incorpora tão facilmente a electrónica no ambiental Crash/Colisão como recorre a instrumentações mais seguras para filmes como October Sky ou A River Runs Through It. Infelizmente, um dos seus trabalhos mais acarinhados, Fly away home, continua sem lançamento comercial.

Isham, actual colaborador de Alan Rudolph, que tem trabalhado com realizadores como Robert Altman (Short Cuts), Irwin Winkler (Life as a House) e David Mamet (Spartan), encontra-se a trabalhar com Brian de Palma (The Black Dahlia).

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

aBAFTA prémios

Depois de ter ganho o Golden Globe, John Williams acaba de levar para casa novo prémio com o seu trabalho para Memoirs of a Geisha/Memórias de uma Gueixa. O veterano compositor, habitual colaborador de pesos-pesados como Steven Spielberg ou George Lucas, conquistou desta vez a terra de Sua Majestade ao ganhar o Anthony Asquith Award for Achievement in Film Music, prémio especifico dos BAFTA para a música para cinema.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Nomeados para Saturno

A Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films acabou de anunciar os nomeados para a 32.ª edição dos Saturn Awards, sendo que a categoria Best Music acaba por espelhar quase na totalidade a tendência geral das nomeações, já que três das nomeações nesta categoria foram para três dos filmes mais nomeados na globalidade: Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith (John Williams) teve 10 nomeações; Batman Begins (James Newton Howard e Hans Zimmer) seguiu-se com 9 nomeações; e com 8 nomeações, Harry Potter and the Goblet of Fire (Patrick Doyle). Os outros dois nomeados foram Danny Elfman por Charlie and the Chocolate Factory e John Ottman por Kiss Kiss, Bang Bang.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Um CD Chamado Desejo

A DRG, que se prepara para lançar a composição de Maurice Jarre para o épico A Passage to India/Passagem para a India, anunciou edição remasterizada para A Streetcar Named Desire/Um Eléctrico Chamado Desejo. Esta edição do pioneiro trabalho jazzístico de Alex North irá ser acompanhada por temas de trabalhos oscarizados de Max Steiner, nomeadamente The Informer, Now Voyager e Since You Went Away.

sábado, fevereiro 11, 2006

Game Over

Do cinema para os videojogos. Das consolas para as salas de concerto.
PLAY! A Video Game Symphony é uma digressão sinfónica cujo conceito mistura a actuação de algumas das melhores orquestras e coros mundiais com imagens em écrans gigantes. Coisa já vista, certamente, não fosse tanto a música como as imagens pertencerem a alguns dos mais conhecidos jogos de video dos últimos anos como Final Fantasy ou Metal Gear Solid.
Mais detalhes sobre este evento, nomeadamente sobre a digressão que se inicia na Primavera, pode ser conhecidos no site oficial.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Akira Ifukube (1914-2006)

Faleceu o compositor japonês Akira Ifukube, que tendo composto para realizadores como Akira Kurosawa e Senkichi Taniguchi, acabou por se imortalizar com o tema principal para Godzilla.
Ifukube, além de inúmeras bandas sonoras nos mais variados géneros, escreveu para concerto tornado-se um dos compositores japoneses mais respeitados internacionalmente. Foi durante vários anos director da Faculdade de Música de Tóquio e, em 2003, foi galardoado pelo governo japonês com a medalha de elevado mérito cultural.

gRAmmY

O subtil trabalho de Craig Amstrong para o biopic Ray ganhou o Grammy para melhor banda sonora (’Best Score Soundtrack Album For Motion Picture, Television Or Other Visual Media’ no original...).

domingo, fevereiro 05, 2006

Verão azul

O arranque veio com a nomeação de Alberto Iglesias para o oscar de melhor banda sonora. Este é o ano de Espanha.
Primeiro será o SONCINEMAD, e deverão haver certamente os festivais habituais de Barcelona e Sevilha, mas pelo meio, ficou-se a saber a semana passada vai haver a segunda edição do Congresso Internacional de Música de Cinema 'Ciudad de Úbeda'.
Este festival a decorrer entre os dias 20 e 23 de Julho, para além das mesas redondas e feiras promocionais, já anunciou como prato principal um concerto dirigido por Basil Poledouris.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

4 8 15 16 23 42

Estes foram os dígitos que por algum tempo baralharam os visitantes do site da Varèse Sarabande, já que apareciam na página das notícias e mais nada era dito. Descodificaram os entendidos, que será esta uma sequência usada na premiada série Lost/Perdidos, e da qual há muito se vinha reclamando edição da banda sonora. Assim, só falta confirmar que não se trata de uma chave para o próximo jackpot do Euromilhões e sim a ansiada edição do trabalho de Michael Giacchino.