MOVIOLA: bandas sonoras em português

sábado, março 25, 2006

Pouca animação...

Até ao final do mês, isto vai andar um pouco parado. Volto com o Abril.

quarta-feira, março 22, 2006

Muita animação...

Para quem aguenta mais uma notícia sobre 'séries-televisivas-de-animação-que-tentam-a-vida-no-grande-écran', cá vai outra: Hans Zimmer e Dave Stewart vão trabalhar juntos - a la Batman Begins - no filme dos The Simpsons que está em produção.

terça-feira, março 21, 2006

TEENAGE MUTANT COMPOSER TURTLES

Marco Beltrami está confirmado como compositor do próximo Teenage Mutant Ninja Turtles.
O filme vai ser lançado no próximo ano e o que nós queremos desde já saber não é se vai ser tão mau como os outros, ou se vai ter mais efeitos especiais que pizzas. Queremos é saber se desta vai mesmo haver edição de banda sonora original!!

Novidades na Terra do Lá Lá

Num cruzar de pernas desconcertante, a La-La Land Records acaba de anunciar já para o início do próximo mês a edição de Basic Instinct 2 (John Murphy) e de The Triangle (Joseph LoDuca). No processo move as saídas de Breakhart Pass (Jerry Goldsmith) e de The Big Empty (Brian Tyler) para o final de Abril.
Os dois primeiros já se encontram disponíveis para pre-order, sendo que os primeiros CD's virão autografados pelos compositores.

segunda-feira, março 20, 2006

Safan out, Snow in

A Perseverance Records tem boas e más notícias:

A má é que a edição, ou reedição - uma vez que já existia um promo produzido pelo próprio compositor, de Remo Williams (Craig Safan) foi adiada para Junho. Problemas com a DAT enviada pelo compositor vão enviar os produtores do CD em busca do material perdido. Uma aventura...

A boa é que o album com música de Michael Hoenig para a série Dark Skies, que será o próximo CD da editora, irá incluir música composta por Mark Snow para o episódio-piloto.

Entretanto, chega esta semana às lojas Crypt of the Living Dead (Phillip Lambro).

domingo, março 19, 2006

Made in Portugal, Chapter II

Mais alguns títulos.

Desde logo o mais mediático dos nossos maestros, António Vitorino D'Almeida. Enquanto compositor a sua carreira não tem conhecido limitações indo desde as peças mais eruditas a música para televisão e cinema. Disponível em CD, em edição da italiana CAM, encontramos o trabalho que compôs e orquestrou, e onde dirigiu a Filarmónica da Cidade de Praga, para Capitães de Abril, filme realizado pela filha Maria de Medeiros.

Em a A Sombra de Abutres Ricardo J. Dias trabalhou com um pequeno ensemble onde misturou a electrónica com alguns instrumentos acústicos menos habituais como a ponteira de gaita de foles. A composição para o filme de Leonel Vieira encontra-se editado pela Costa do Castelo.

Por fim, vamos encontrar num fôlego mais romântico a composição de José Calvário para Kiss me, que assenta na perfeição no tom nostálgico encetado por António da Cunha Teles. Edição da Universal Music Portugal.

sábado, março 18, 2006

Vendetta Musical

Quando este ano foi nomeado para o oscar de melhor banda sonora original por Pride & Prejudice/Orgulho e Preconceito, o compositor Italiano Dario Marianelli ainda mal se tinha refeito do impulso que a sua carreira tinha tomado com o seu trabalho em The Brothers Grimm de Terry Gilliam. Com a edição de V for Vendetta eminente, SoundtrackNet agarrou a oportunidade de ficarmos a conhecê-lo melhor.

sexta-feira, março 17, 2006

FSM: Lançamentos Março

Confesso-me desde já desiludido com os novos lançamentos da Film Score Montlhy (FSM), que com algumas das edições de 2005 como The Thing From Another World (Tiomkin), The Yakuza (Dave Grusin) ou The Time Machine, levantou talvez demasiado alta a fasquia das expectativas.


Mas os inúmeros adeptos incondicionais de John Williams não se importarão (mesmo) nada de serem brindados com um triplo CD de Goodbye, Mr. Chips: o primeiro disco traz o score completo (incluindo algumas faixas não utilizadas); o segundo disco propõe uma narrativa alternativa da estória através de diferentes versões das canções, faixas várias e entrevistas promocionais dos actores; e finalmente o terceiro CD traz o album original de 1969.

A segunda proposta vem com assinatura de Marvin Hamlisch, compositor que apesar do sucesso à data, foi sendo esquecido. Swimmer marca ainda o início da ligação da FSM à Sony Music Special Products (que detém o catálogo da Columbia Records).

Concurso Monstruoso

Para arrancar o fim-de-semana nada melhor que a hipótese de ganhar um CD. A Monstrous Movie Music está a oferecer um exemplar do seu Creature From The Black Lagoon (and other jungle pictures), assinado por Irving Gertz, um dos compositores revisitados neste album.

quarta-feira, março 15, 2006

BUY SONG

Após a estreia com Unknown Soldier (Peter Calandra), contaminado por uma matriz jazzísitica, a MovieScore Media regressa com uma banda sonora carregada de tonalidades românticas em Shadows in the Sun (Mark Thomas).
Para adquirir é que escusam de procurar nas lojas do costume, suporte físico só depois de feito o download, pois trata-se de mais um exclusivo iTunes.

terça-feira, março 14, 2006

A Sala do Roger

Para quem tiver interesse numa leitura menos apressada é sempre recomendável passar algum tempo no FilmMusicReview.
O projecto editorial de Roger Hall continua a ser dos mais personalizados.

segunda-feira, março 13, 2006

Made in Portugal, Chapter I

Ao contrário dos vizinhos espanhóis, os nosso realizadores exploram muito pouco as potencialidades que a composição musical original lhes pode trazer.
De grosso modo temos tido os nossos autores mais ilustres (Oliveira ou César Monteiro) que não abdicam de utilizar trechos de música dita erudita, várias vezes como pontuação dos quadros, o que lhes acentua a pose teatral; por outro lado temos os que procuram trabalhar um público mais vasto (Joaquim Leitão) que gostam de carregar os seus filmes com músicas pop rock como âncora do tempo que retratam ou como veículo de identificação. Há excepcções, e mesmos estes realizadores o têm sido, mas fica feita a advertência inicial que não há muita coisa.

E se já há pouco recurso à composição original, então no que toca à edição ainda mais rareia a coisa. Sobram então alguns títulos:
Bernardo Sassetti, compositor de forte filiação jazzística, tem sido dos mais produtivos. No entanto só com Alice viu uma das suas bandas sonoras conhecer edição;
Pedro Renato, que trouxe algum do imaginário do qual já viviam os Belle Chase Hotel para a sua composição instrumental, conseguiu edição para so seus trabalhos Respirar (Debaixo de Água) e Esquece tudo o que te disse.

domingo, março 12, 2006

Digit(e): 22

A Digitmovies vai ter mais três títulos prontos para edição a 22 de Março:
SENZA SAPERE NIENTE DI LEI (Ennio Morricone)
DIO PERDONA IO NO (Carlo Rustichelli)
UN' OMBRA NELL' OMBRA (Stelvio Cipriani)

P.S.: O post sobre as bandas sonoras portuguesas é que fica mesmo adiado.

sexta-feira, março 10, 2006

JB Vintage

Segundo o site johnbarry.org.uk, Don Black terá confirmado que se encontra a escrever com John Barry algumas canções para serem interpretadas pelo ensemble australiano The Ten Tenors. As gravações começam a 20 de Março, mas Black não adiantou muito sobre o conteúdo do album, tendo só dito que iria ter canções novas e velhas do duo.

Medal of Honor: Giachhino

Michael Giacchino vai voltar em 2006 ao universo do videojogo Medal of Honor, em MoH: Airborne (Electronic Arts). Este projecto vai ser acompanhado, para já, pelo seu trabalho na série televisiva What about Brian e pelo blockbuster Mission: Impossible III.

quinta-feira, março 09, 2006

GAG!

Muitas são as bandas sonoras que não conhecem edição, menos serão os projectos que como GAG já têm edição assegurada enquanto o filme aguarda assegurar a sua distribuição.
Com edição prevista para Abril pela Perseverance Records, podem ficar a conhecer melhor a sua produção assim como Dennis Dreith, o seu compositor, através de entrevista concedida por este ao Cinescape.

quarta-feira, março 08, 2006

Aleph Records

Segundo a FilmMusicRadio a Aleph Records, editora do compositor Lalo Schifrin, vai lançar a banda sonora original deste compositor para Abominable, filme de terror com estreia americana prevista para Junho. No final do ano será a vez de editar Sudden Impact/Morte Súbita, sequela de Dirty Harry.

terça-feira, março 07, 2006

O Dia Seguinte

É oficial: a discussão à volta da injustiça do oscar para melhor banda sonora original... já chateia!!
Em compensação, ficam alguns nomes que começam a aparecer ligados a projectos em produção:
O compositor italiano Dario Marianelli (The Brothers Grimm/Os Irmãos Grimm, Pride and Prejudice/Orgulho e Preconceito), que tem para breve nova edição duma composição sua (V for Vendetta), irá voltar a trabalhar com Asif Kapadia (The Warrior) no thriller The Return;
Joby Talbot, anteriormente conhecido por ser membro da banda de Neil Hannon, os The Divine Comedy, e que se tem vindo a notabilizar nos arranjos para outros artistas pop, parece ter gostado da sua experiência em The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy/À Boleia pela Galáxia, e prepara-se para voltar ao cinema em Sixty Six, comédia realizada por Paul Weiland;
Outra estrela ascendente parece ser Aaron Zigman (The Notebook/O Diário da Nossa Paixão, Flicka) que irá agora trabalhar com Topher Straus (Krush) em The Attackmen.

segunda-feira, março 06, 2006

Who you gonna call?!

Esqueçam a derrota do John Williams, eis os novos títulos do Soundtrack Club da Varèse Sarabande:

Ghostbusters (Elmer Bernstein)
Apesar de ter sido um dos maiores sucessos de bilheteira dos anos 80 a sua banda sonora nunca conheceu edição tendo se tornado uma das mais ansiadas edições pelos coleccionadores. Aparece finalmente numa edição de luxo.
3.000 unidades

Rookie Of The Year/A Night In The Life Of Jimmy Reardon/Bushwhacked (Bill Conti)
A redescoberta de Bill Conti continua, agora através de mais 3 trabalhos.
1.500 unidades

Return To Peyton Place (Franz Waxman)
No 100º aniversário dum dos nomes maiores da Idade de Ouro da música para cinema, a Varèse edita pela primeira vez a banda sonora de mais um dos seus apaixonantes trabalhos.
2.000 unidades


An Almost Perfect Affair (Georges Delerue)
A Varèse volta, felizmente, a reincidir em novo Delerue que neste trabalho volta a maravilhar com os seus dotes melódicos.
1.000 unidades [Quase esgotado]

And the Oscar goes to...

...Gustavo Santaolalla, por Brokeback Mountain/O Segredo de Brokeback Mountain.

Entretanto, passem pela entrevista dada à BBC em vésperas da cerimónia. Nela o compositor fala da sua vida, carreira e de como surgiu a inspiração para Brokeback Mountain.
Para quem perdeu o espectáculo este ano, fica um clip e outro da entrega do prémio para melhor banda sonora original, com interpretação de Itzhak Perlman de excertos de todos os nomeados.

domingo, março 05, 2006

Exclusivamente... online!

São cada vez mais as bandas sonoras de lançamento exclusivo online. Menção para mais duas:
Talvez por ser um título menor, com música composta por um nome ligeiramente desconhecido, a CAM decidiu não arriscar o lançamento de Il ritorno di Cagliostro (Salvatore Bonafede) nos meios tradicionais, e optou por o tornar um exclusivo iTunes.
O caso da banda sonora do videojogo 24 (Sean Callery) poderá ser um pouco diferente, com a Fox a apostar alto nas sinergias libertadas pela sua cadeia de televisão e pela sua editora. Basta ver o seu site, e perceber pelo destaque dado aos ringtones que as regras do jogo mudam a cada dia.

sábado, março 04, 2006

O Génio da Lâmpada

Como se já não lhes bastasse serem dos principais culpados por ter a sala entulhada de CD's, ainda decidiram me elogiar o blog. Depois admiram-se de eu andar por aí a comentar-lhes o mau génio...
A lojinha é no Shopping Center Nevada, no 713 da Estrada de Benfica, mas na impossibilidade há que dar uma saltada ao site. Basta procurar em CD's, e ir logo para os Original Soundtrack. Perfeito para quem quer começar uma colecção, já que os preços são bastante simpáticos, muito interessante para quem anda a consolidá-la.
Para quem ainda tem dúvidas, três títulos por ali disponíveis: O "The 13th Warrior" de uma das melhores fases de Jerry Goldsmith; "Emma" da Rachel Portman, de quem não consigo descobrir algo que não goste; ou "Fateless" de Ennio Morricone, que não sabe o que é envelhecer e que anda, ainda hoje, a escrever tanto e tão bem que até chateia.

sexta-feira, março 03, 2006

Goldenthal Operático

Será certamente off-topic mas é sempre com interesse que seguimos a carreira do compositor Elliot Goldenthal, mesmo quando trabalha fora do universo cinematográfico. Desta vez chegam notícias de Grendel, nova ópera, dirigida por Julie Taymor, que irá contar com Denyce Graves e Eric Owens nos principais papéis.
A estreia está prevista para 27 de Maio em Los Angeles.

quinta-feira, março 02, 2006

Celebrar Rosenthal

A Fundação ASCAP (American Society of Composers, Authors and Publishers) anunciou ontem que o veterano compositor Laurence Rosenthal irá ser honrado com o prestigiante prémio Life in Music como celebração da sua carreira na música para cinema e televisão. O prémio será entregue durante a cerimónia dos 21.ºs ASCAP Film and Television Music Awards a 11 de Abril em Los Angeles, California. ASCAP

quarta-feira, março 01, 2006

Kunzel e os Mundos da Fantasia

A Telarc irá lançar a 28 de Março nova compilação sob a batuta de Erich Kunzel e a The Cincinnati Pops Orchestra. Great Film Fantasies terá novas gravações das séries Star Wars/Guerra das Estrelas e Harry Potter, ambos de John Williams, assim como da multi-premiada trilogia de Howard Shore, The Lord of the Rings/O Senhor dos Anéis.